quinta-feira, 10 de julho de 2014

Religião Faz bem?


Muita gente afirma que devemos tolerar as crenças religiosas por que isso faz bem as pessoas. Não é incomum alguém justificar sua fé com frases do tipo “eu creio por que me sinto confortada”. Mas será mesmo que essa é uma proposição válida, ou ao menos aceitável?
Honestamente, acredito que não.
Não é por que algo aparentemente te faz bem que ela deva ser aceita como correta. Muita gente pode estar redondamente errada com suas premissas religiosas, ainda que elas deem muito conforto.
Por exemplo, a mesma pessoa que acha normal alguém acreditar em algo sem nenhuma evidencia só por que isso faz ela se sentir bem ou com esperança, provavelmente reprovaria se essa mesma pessoa vivesse uma ilusão amoroso pelos mesmos motivos de "bem estar".
Incoerência??
A questão, é que a sociedade criou uma bolha protetora que tornam as afirmação religiosas acima do bem e do mal, isentas de avaliação séria. Não importa se todas as pesquisas e estudos científicos digam que essas afirmações são falsas, se a religião disse, e isso dá conforto, então deve ser tolerado e até aceito como verdade.
Mas isso simplesmente não é verdade!!!
Por mais que alguém queira acreditar, por exemplo, em certas afirmações bíblicas, como os eventos da criação relatadas no Genesis, ou na história do Êxodo, ninguém deveria se dar o direito de fechar os olhos para o fato de que a maioria das evidências apontam para na direção contrária ... questão de honestidade intelectual!!!
O fato é que deveríamos tornar nossas crenças "reféns" das evidências, e não o contrário. Como afirmou com razão Sam Harris "escolher crenças livremente não é algo que mentes racionais fazem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário